Locais de interesse
Informação autárquica
Heráldica

Freguesia de Feirão
Com quatro lugares (Barraca, Veiga e Padiola), Feirão fica situada nas faldas de Montemuro, no extremo sudeste do concelho de Resende já nos limites de Lamego e Castro Daire. Sendo a freguesia mais pequena do concelho, também uma das mais altas do território nacional situando-se acima dos mil metros de altitude.

Aldeia simples, humilde e pobre, a sua gente é boa, sincera e generosa. Há alguns anos atrás, era um lugar muito típico e de grande interesse turístico. As casas de colmo, os rebanhos numerosos e o modo de viver das suas gentes, eram de um interesse incalculável para quem desejasse recuar no tempo e encontrar as raízes do nosso viver quotidiano. Hoje, com a chegada do progresso material, cresceu muito o nível de conforto da sua população. mas desapareceram muitos costumes.

O nome da terra.
O nome vem do uma feira importante que ali se realizava em outros tempos. A opinião do autor que escreveu sobre Feirão na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira é a de que o topónimo estará relacionado com um antigo povoador do local e que sendo assim, se pode pensar no nome pessoal Fahron, que aparece documentado no século X.
No entanto, é mais provável que se trate do nome latino Farillanus (possuidor romano) que, etimológicamente, parece mais razoável